NR 05 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes
REF: NR05IN01601
O QUE É CIPA?
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, também conhecida pela sua sigla CIPA é o nome que se dá ao conjunto de pessoas designado a discutir e propor soluções para a segurança dos trabalhadores de uma empresa.
Objetivo de aprendizagem
Ao final do treinamento, o profissional deverá:
- Adquirir conhecimentos básicos do estudo da norma regulamentadora NR-5;
- Aplicar os conhecimentos no procedimento da prevenção de acidentes;
- Compreender o papel de apresentar ao empregador as condições de risco no ambiente de trabalho e solicitar medidas para reduzir, neutralizar ou até eliminar os riscos existentes.
Público-alvo do curso
- Treinamento direcionado à membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.
Conteúdo Programático
- Estudo do ambiente, das condições de trabalho, bem como dos riscos originados do processo produtivo;
- Metodologia de investigação e análise de acidentes e doenças do trabalho;
- Noções sobre acidentes e doenças do trabalho decorrentes de exposição aos riscos existentes na empresa;
- Noções sobre a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida - AIDS, e medidas de prevenção;
- Noções sobre as legislações trabalhista e previdenciária relativas à segurança e saúde no trabalho;
- Princípios gerais de higiene do trabalho e de medidas de controle dos riscos;
- Organização da CIPA e outros assuntos necessários ao exercício das atribuições da Comissão.
Carga horária
20 horas
R$ 99,00 Preço normal
R$ 89,00Preço promocional